1. M.Q. CIO - Rubrica: biologia.
Estado fisiológico cíclico das fêmeas de muitos mamíferos, que se caracteriza por uma série de alterações preparatórias e favoráveis à fecundação e à gestação.
2. Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: biologia.
O período de excitabilidade sexual próprio de tal estado, durante o qual os animais buscam o acasalamento e a fêmea aceita o macho.
3. Derivação: sentido figurado.
GÊNIO - Conjunto dos traços psíquicos e fisiológicos que moldam o temperamento e o humor de cada pessoa. Tendência a irritar-se ou encolerizar-se facilmente; irascibilidade.
ESTRO + GÊNIO
Gênio criador + traços psíquicos e fisiológicos que moldam o temperamento e o humor de cada pessoa + Tendência a irritar-se facilmente irascibilidade.
ESTROGÊNIO - Grupo de hormônios cuja ação está relacionada com o controle da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas.
Concluo que, a cada ciclo mensal, a mulher passa por um processo de preparação para fecundação e à gestação. Período esse que estaria no cio, luxuria. Uma aptidão natural que o Eterno colocou na mulher, período esse que estaria gerando se preparando para gerar um descendente. Período esse propício para ambos – homem e mulher completar o propósito da humanidade procriar, gerar a continuidade humana.
Um período que tanto o macho [homem] e fêmea [mulher] fica entusiasmado para criar, por isso o apetite sexual fica mais intenso e por natureza o homem busca a mulher para acasalar-se e a mulher aceita o homem, momento esse de êxtases e prazeres para ambos.
Nesse período concluo que ambos os homens e as mulheres despertam em si anseios de criadores [Estro – Entusiasmo] e que, ambos têm gênios [traços psíquicos e fisiológicos] e que foram moldados seus temperamentos e humores. Percebo que é nesse período, após o cio [preparação para fecundação e gestação feminina] acontece um fenômeno universal.
O universo feminino é fértil e entra num processo de fertilização [crescimento] produtivo (de algo de cunho abstrato); Desenvolvimento pela excitabilidade [estado de disponibilidade às reações emocionais marcado pelo excesso e pela desproporção em relação a estímulos e situações]. Por isso nesse período elas estão mais propicia a fertilização.
O dom feminino é mais fértil para fertilização ao crescimento por suposição [supõe algo como verdadeiro ou possível para que dela se tirar uma indução ou conclusão] abstrata [realidade existente somente no âmbito da subjetividade humana sem existência material ou concreta] por causa dos transtornos psíquicos [idéias, imaginação, lembranças] do passado.
Nesse momento onde a busca de acasalamento por parte do homem se torna mais intenso e a mulher esta mais fértil [fisicamente e psicologicamente] acaba criando um impasse.
Seria algo assim, por causa de experiências ruins do passado, gera no ser humano a insegurança, por não ser aceito, o que leva a frustração de não corresponder às expectativas do outro [muitas vezes irreais - que ou o que é produto da imaginação, da fantasia, da criação; que ou o que não tem existência real; imaginário], tornando isso um ciclo vicioso de transtornos psíquicos.
A mulher estava se preparando para ser fecundada e o homem para depositar seu sêmem [o que produz efeito; causa origem, semente] e ciclo reprodutor, o coito [ligação, união, vínculo, relação sexual; copulação] foi interrompido por vários fatores que a atualidade prega contra o livro de Gênesis na torah [Sagradas Escrituras] que é a procriação.
Esse fato de interromper o coito e controlar a lascívia acaba em frustração para ambos. O homem com seu gameta [célula reprodutiva masculina “esperma” madura], pronto para gerar um filho e a mulher com o seu ovário pronto para ser fecundada e para gesta um filho, que ainda não exista sinal da menopausa [interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, devida à cessação da secreção hormonal dos ovários].
A mulher por não receber o sêmem, entra agora num processo de renovação pelo período menstrual [fluxo de sangue e restos de mucosa uterina periodicamente eliminada pela vagina] ela sai do período de ovulação, secreção hormonal dos ovários e entra agora na menstruação.
A Metafísica [estudo das formas ou leis constitutivas da razão pura, fundamento de toda especulação a respeito de realidades supra-sensíveis (a totalidade cósmica, Deus ou a alma humana), e fonte de princípios gerais para o conhecimento empírico] explica vários fatores da TPM – Tensão Pré Menstrual. Vou além logorréia [profusão de frases sem sentido e/ou inúteis]. Nesse momento em que a mulher busca o afastamento do homem.
Analise você mesmo.
Primeiro. O Eterno Criador criou no homem uma célula reprodutora, que dentro do ciclo biológico natural deveria depositar o sêmem no útero da mulher, com o propósito de fecundá-la par gerar um ser humano.
Segundo. O Eterno Criador, criou a mulher com um ciclo biológico natural liberando hormônios para preparação a ovulação desses sêmem que recebe do homem para gesta um embrião, um ser humano dentro de seu útero.
Terceiro. Então chegamos à conclusão de que o Eterno fez o ciclo biológico dos seres humanos e animal de acordo com sua ordem de multiplicarem-se na terra. E o meio disso é por meio do ato sexual, e num momento desse ciclo existe uma excitabilidade sexual que deveria seguir o curso do propósito para vida, gerar vida.
Quarto. O ato que daria [coito] continuidade a humanidade e que dá prazer aos seres humanos [criar] completando um dos propósitos dos homens e mulheres [união – coito], acaba sendo interrompido, e expectativa de ambos nessa aliança entre o homem e a mulher frustrado.
Conclusão. Quanto à célula reprodutora masculina não atinge seu papel principal e a mulher não cumpre o seu papel de genitora é criado então nesse período uma frustração em ambos, uma vez que ambos se frustraram é necessária à compreensão mutua na TPM - Tensão Pré Menstrual.
Você já imaginou o transtorno psíquico que essa interrupção da gestação ocasiona em ambos?
Primeiro. O propósito de ambos superou na lascívia e seus hormônios num período de excitabilidade que não concluíram seu ciclo biológico ocasionam um sentimento de perda. E ninguém quer perder.
Segundo. A mulher como já vimos tem um dom da fertilidade a de gerar, e uma vez que o ciclo biológico foi frustrado ela passa a gerar os transtornos psíquicos.Por exemplo. O Medo e a vergonha tornam um monstro para ela, e para quem convive com ela. Pense. Quais os medos que vem aos seus pensamentos? Pense no incomodo da menstruação. As alterações fisicas. Bem, tanto as mulheres quanto os homens não aprederam a lidar com o ciclo menstrual. Mas ainda há esperança.
Tomar bastante CHA juntos - Conhecer um ao outro, desenvolver Habilidade para esse período e ter Atitude compreensiva mutuamente, é dificil para ambos.
Pause BIS - Momentos de Prada Breve, que seja Itenso e Sempre, ajuda na melhora da auto estima de ambos, procure pensar diferente em relação ao ciclo menstrual assim você ira falar diferente e possivelmente agira diferente nesse período. VA em frente você vão conseguir!
HA ESPERANÇA!