AMIZADADE I - Pv 19

Sabe tenho aprendido [experimentado] que é melhor [é diferente de ser bom] ser um pobre [desprovido] e honesto [se enquadra rigorosamente dentro das regras de uma ética socialmente aceita] do que ser um rico [aquele que possui muitos bens] mentiroso [que induz ao erro] e tolo [que tem vaidade].
Quem tem muitas riquezas sempre arruma muitos "amigos"; ninguém se importa em ser amigo do pobre. E um homem generoso [de alma magnânima - que, a despeito de todos os riscos e perigos, age ou pensa desinteressadamente com vistas a servir alguém ou a encarnar um ideal] está sempre cercado por gente querendo agradar para depois pedir favores.
Os irmãos [parentes, e em alguns caso o conjuge - especialmente a esposa] do homem pobre se afastam [separar coisas que normalmente são unidas, desunir]dele, envergonhados. Imagine só o que farão os seus amigos! "da onça" [gíria pop.] Poderá pedir [solicitar insistentemente] e implorar [chamar em auxílio] para não ser abandonado [tratado com desdém, desprezo, indiferença - repudiado] mas ninguém atenderá seus pedidos.
Por isso aprendi que, os pais podem deixar [herança - totalidade do patrimônio, incluindo bens, direitos e também dívidas, deixado por alguém em razão do seu falecimento, e que será distribuída entre os herdeiros; patrimônio que se recebe por sucessão hereditária] para os filhos casas e uma grande riqueza, mas uma esposa [conjuge - homem e mulher casados um com o outro] amorosa [que demonstra ternura, afeto; terno, meigo, carinhoso - que sente amor, que tem inclinação para o amor] e sensata [ponderada ao tratar de assunto delicado ou difíci] só o Senhor pode dar.
Quem ajuda os pobres empresta ao Eterno, e Ele pagará o empréstimo com juros. A obediência [submissão completa] e o respeito [sentimento que leva alguém a tratar outrem ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência] ao Senhor [conjuge -
pessoa que exerce poder, dominação, influência
] produzem uma vida feliz; dão satisfação [prazer advindo da realização do que se espera] e segurança [situação em que não há nada a temer] ao homem [mulher].
O homem sonha e faz planos mas o Eterno sempre realiza a Sua vontade! O própósito do Eterno para nós é: que vivamos para a eternidade [não para o que é passageiro] e servimos nossos semelhantes [seres humanos sijeitos a erros e falhas como nós].
In Sha Allah - Se o Senhor permitir, até a próxima!