Repensar o território da Responsabilidade nas relações familiares, na construção individual e estatal da cidadania e no Direito de Família. Este é o principal objetivo ético e científico do VII Congresso Brasileiro de Direito de Família, que será realizado em Belo Horizonte, no período de 28 a 31 de outubro. Para tanto, o Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM elegeu como eixo teórico “Família e Responsabilidade”.
Na esteira dos paradigmas da Socioafetividade, da Pluralidade, da Solidariedade e da Dignidade da Pessoa Humana, a Responsabilidade figura como princípio, pois perpassa, direta ou indiretamente, as mais diferentes demandas familistas. Elemento imprescindível para construção da subjetividade do indivíduo, para a ética e a saúde das instituições e do Estado, neste conceito reside uma das chaves para a dissolução de conflitos familiares e para a garantia de direitos.
A contemporaneidade impõe diariamente novas questões e outros desafios. Cabe aos juristas e estudiosos, na interdisciplinaridade, reunir os saberes, revisitar substantivos para avançar no compromisso com um Direito de Família mais justo e mais responsável.
Blogger Calebe De Luca Bueno – www.expnasione.blogspot.com