Di Khaleb Bueno
A melhor coisa existente no universo é o amor de Deus em nós, é difícil convivermos com pessoas que estão se preparando para eternidade, a nossa vivência aqui é a preparação para vivermos com o Eterno para sempre, e escolhemos um ser semelhante para estar do meu lado nessa terra.
O que deve ser difícil para você é aceitar o jeito de falar e ser do seu semelhante, não se esqueça que cada (ser vivente) tem maneiras diferentes de expressarem suas emoções. Todos nós somos seres carnais e animalescos, e, a nós compete domina-lós.
Temos dois tipos de expressão, uma é a "húmus", a cólera - uma comoção turbulenta, uma explosão de agressões verbais, por causa da perda do controle do sentimento, capaz de destruir e de agredir, como pitbull.
A outra é "orge", a ira, significa uma atitude duradoura e permanente, que nos leva a buscar vingança, pode ser definida como "ressentimento" que lembra insidioso, como a serpente, que antes de dar o bote sonda bem a área de forma astuta, cautelosa, maliciosa e fria. Esse tipo de ira pode levar alguém a agredir, a enganar e a culpar outrem, sem isso lhe cause o menor remorso, basicamente, a ira, não leva a pessoa a perder o controle, na verdade, que exibe esse tipo de ira se gaba muito da capacidade que tem de manter a calma e compostura à medida que executa seus planos, "astuta".
A maneira de expressar ira é diferente, e podemos fazer o mesmo para aprender dominá-la, para isso é necessário perceber porque usamos nossos animais para se defender, diante das causas de nossos sentimentos de rejeição, depreciação e de impotência que sentimos diante de algumas situações, atacamos.
Cada qual tem sua maneira de expressar sua ira, cólera e indignação, geralmente quando nos sentimos rejeitados ou depreciados, atacamos aos outros, semelhantes ou não. Veja você, um pitbull, forte, agressivo e que faz estrago. A serpente, pequena, frágil, mas astuta que da o bote traiçoeiramente e que muita das vezes são fatal, que levam a morte. Por isso que gente boa faz coisas más[1].
Se voltarmos tempos atrás (não querendo, aqui me justificar, mas expor fatos), verá que nós temos muito disso.
Pensemos em nossa infância, se possível, até mesmo antes de ter vindo à luz, nós já sentimos rejeitados, não falaremos dos motivos, mas nos que sentíamos rejeitados, na adolescência, juventude, em vários momentos na sociedade (escola, faculdade, trabalho, igreja), nos namoros, noivados, depois de casados, unindo aos sentimentos do outro, sem saber e sem habilidade de como lidar (talvez pela ignorância) em momentos de desprazeres, pelos ataques de pitbull ou de serpentes.
Aprendemos com os nossos (pais) e pessoas que influenciaram nossas vidas a se defenderem com esses animais, e muitas vezes nos sentimos como um cavalo diante de uma serpente dando coices um no outro, relinchando.
Nossa maneira de expor as emoções pelas reações impera é “a minha proteção” (o “Eu” e a minha prole), por isso ou atacamos como um pitbull (onde todos percebem o ataque) ou como uma serpente (astuta, na espreita para atacar e colocar seu veneno na vitima ou agressor) sem as pessoas notarem o tocaia.
Uma vez magoados, pela rejeição (traição e infidelidade, morte, perda, divorcio - repudio) poderemos nos armar a qualquer momento para se defender (isso serve para todos os seres, não importa, o sexo, a raça, a crença, a religião, a cor, idade, grande ou pequeno) isso esta na natureza dos seres, se defenderem. Ou aprendemos se dominar ou criaremos guerras, facções, mortes, principalmente o divórcios - até que a morte, os separem (por causa da ira do "pitbull" ou da serpente") o que geralmente acontece é a “fibrocárdia” que é a dureza do coração.
Bem se lermos Gen.. 4.2-8 "Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então disse o Senhor: Porque andas irado, e por que descaiu o teu semblante?...". Vamos verificar o que levou Caim a assassinar seu irmão? O que você acha?
Foi rejeição, a depreciação e a impotência que ele sentiu diante do Eterno. Pense, se isso não tem se repetido entre nós, e, se não é isso que nos leva as reações que não queremos em nossos relacionamentos. Sentimentos de culpa e de vergonha, por causa de outras pessoas.
Sei que queremos a agradar o Eterno El Shadai. Por isso tenho procurado aprender e passar para as pessoas que amo, e tab. aos meus inimigos a oportunidade de conhecer a verdade sobre si, e a Verdade que liberta Jesus Cristo. Amor e Perdão vem Dele.
Fomos criados, educados e formados por pessoas semelhantes, que rejeitaram-nos, depreciaram-nos e nos deixaram impotentes diante de algumas situações, e que nos levaram a agredir de várias maneiras [verbal ou física]. E quem não o fez atirem as pedras "acusações verbais" contra o outro.
Quero dizer que o Eterno esta trabalhando em minha vida, isso eu nunca me enganei, pois a cada vez que sou magoado [por palavras e ações], rejeitado [por pessoas que amo e quero amar] e repudiado [abandonado e discriminado por aquilo que tenho ou sou]. Ele tem mostrado o quanto sou importante para Ele, e pretendo ser um homem com "H" para o Eterno, é claro que com a minhas limitações, por isso peço jamais, me condene à morte em sua vida, uma vez que todos nós somos o que somos por vários fatores, e eu garanto que irei aprender a dominar.
Espero que entre vós "vossa família" saibam que a rejeição, depreciação cria no outro a impotência de dominar os sentimentos que podem destruir relacionamentos. Exemplos: Pense, na ultima vez que estavam a brigar e discutir. Quais foram as intenções?
Quais foram os seus pensamentos? Quais foram os motivos que levaram você a tocar no assuntos? O que leva você a ter "orge", ressentimentos que provocam no outro "thumos" cólera? Já sabemos é a vergonha e o medo. Vergonha - de quem não sou e do que eu não tenho, por causa das imposições das pessoas que você dá mais importância, veja que isso ocasiona medo, medo do desconhecido. Como será e o que terá? Insegurança e preocupação. Falta de confiança no Eterno que tudo pode, isso é incredulidade. Veja que isso ocasiona várias reações.
Quando o cão, tratado com carinho e bom trato, ele ira procurar as pessoas para lamber, e brincar, procurara estar junto das pessoas encostando. Agora quando esse cão desde pequeno é rejeitado, depreciado a tendência dele é quando alguma pessoa quer dar a ele atenção, carinho, colocar no colo, trocar brincadeiras, o cão foge, fica acuado, mostra os dentes e algumas vezes fica como "pitbull", agride.
Veja eu posso ajuda-la, eu sei que o Eterno tem me tratado e dado a oportunidade de aprender e ensinar, bem como tratar as pessoas, isso nem você e nem ninguém pode negar que O Eterno me concedeu. Falo sem duvida e sem medo. O Ciúmes, a critica, o julgamento, a condenação, cria nas pessoas por causa da rejeição, a culpa, o medo e a vergonha de ser que realmente quem são. Criando assim uma imagem ilusória de si em relação aos outros, e não aceitando as pessoas como elas realmente são, atirando as pedras "acusações verbais" para se defenderem de quem realmente são, depreciando os outros.
Pense nisso, ore, eu não estou procurando facção, eu estou procurando união. As pessoas não me repudiam por aquilo que não sou, e sim por aquilo que sou. Eu não as procuro por aquilo que elas são e sim por aquilo que elas não são.
Viver para o Eterno e servir ao Semelhante não deve ser fácil, mas eu creio que a Graça Divina é que nos ajuda, a procurar as pessoas que nos chutam, gospem, maltrata, despreza, deprecia, repudia, rejeita, machucam com palavras e gestos, e até com ações, e mesmo assim você procura estar junto porque elas precisam do amor de Deus, o perdão e amor incondicional. Mesmo que elas não percebem que são elas "serpentes", que criam as reações do pitbull.
Matem as serpentes, ou dominem as "línguas felinas" que os pitbulls serão controlados e dominados. Pense o que fala, assim dara oportunidade para o outro dominar como responderá.Reflita no que outro disse, assim controlará o que dirá. Suas palavras dá vida ou morte. O que você pensa do outro, você fala do outro é com age para com o outro. Você pode dominar. Agora se for igual a serpente (astuta), você despertara o (pitbull) a cólera no outro. Tudo isso é para Glória de Deus.
Pense em você, eu sei que você não respeita seus limites, mas eu peço respeite as limitações do outro.
O que você acha se procurarmos saber quais são nossas limitações, e colocar limites, por que limite é algo Santo.
Será que nós não temos ultrapassados os limites, pessoais "o outro", conjugal "relacionamento", familiar, filhos, parentes (pais, sogros, irmãos, ...), trabalho, ministério, chamado, social, amizade, em fim, achando que temos direitos quando esquecemos do dever de ter bem estabelecido os limites da boa convivência?
Me perdoa. Caso eu tenha desrespeitado seus limites pessoais. Mas estou preocupado com os limites. Uma vez que parece não estar bem definido, por causa da falta de costume de conviver em família. Eu compreendo, mas estar disposto a procurar entender e querer estar de acordo, uma vez que chega no acordo, a harmonia reina no lar. Não podemos quebrar já os limites estabelecidos, ou aqueles que criamos por Deus ou que criamos, por exemplo: percebe que depois de várias contendas, discussões e acertos ainda estão brigando pelo mesmos assuntos. São atitudes do passado que voltam por ressentimentos despertados pela "serpente" e os "pitubulls" destroem a convivência, e assim impede de caminhar juntos para resoluções dos problemas, sejam de ordem pessoal e até mesmo conjugal "relacionamento", atrasando assim o sonho.
Gastamos as energias naquilo que não se tem, ao invés de utilizar o que se tem, vá usufruir o que Deus tem dado de bom um do outro em beneficio da família (filhos) e de outras famílias (também parentes) nessa terra ou noutras terras que o Senhor vos enviar.
Me perdoa, por não saber me dominar. Perdoou por esquecer suas limitações e quebrar os limites em nosso relacionamento, ocasionando assim desequilíbrio no universo familiar, eu sei que você tem potencial para ser uma mulher sábia, e virtuosa, só peço não desista, desenvolva habilidade para dominar a serpente, estarei dominando o pitbull, não se esqueça temos tanto um como o outro.
Deve ser a mentalidade do marido e da esposa no relacionamento.
Gen. 4.2-8. "... Mas cumpre a domina-lo".
Gen. 4.2-8. "... Mas cumpre a domina-lo".
Vamos nos unir. Se Deus é por nós quem será contra nós? Eu e Você podemos fazer diferente do passado. Você quer, ser diferente?
Deixa Deus agir. Não divide! Tiamo.
Vale a pena você ler esse livro para aumentar sua idéia de pitbull e serpente. Por que pessoas Boas fazem coisas ruins?
Khaleb Bueno – blogger@expansione.com.br